• Início
  • Journal
  • Giro etapa 17 – O pódio à vista
  • Giro etapa 17 – O pódio à vista

    Giro etapa 17 – O pódio à vista

    Faltam 4 etapas para conhecermos o campeão do Giro d’Italia e já começamos a ver o pódio da competição no horizonte (o campeão ainda é o maior suspense). A Etapa 17 trouxe muitas montanhas, a primeira vitória colombiana com Santiago Buitrago (Bahrain), um devaneio escalador de Mathieu Van der Poel (Alpecin) e afastou mais um pouco o português João Almeida (UAE) do top3. Apesar do claro esforço da Bahrain, o espanhol Mikel Landa também tomou segundos da dupla Jay Hindley (Bora) e o maglia rosa Richard Carapaz (INEOS).

    Van der Poel deixou todos boquiabertos, mas seu esforço não foi recompensado.

    Nos 168 km entre Ponte di Legno e Lavarone tinham 3 subidas categorizadas e muitas outras ascensões. Na fuga do dia, 25 nomes, gente de todo tipo e interesse + um maluco besta extraterrestre Mathieu Van der Poel. O holandês foi o principal personagem do dia. Centro das atenções ao liderar a prova até o final da última subida e o suspense se conseguiria arrematar algo tão inusitado. Não deu. Porém, amantes e haters curtiram a exibição.

    Jumbo fez uma grande etapa, encaminhou a Azzurra e por pouco não venceu com Leemreize

    Na prática, a fuga encaminhou bastante a vida de outro holandês, Koen Bouwman (Jumbo) está muito bem na liderança da maglia azzurra, a classificação de montanha. São 115 pontos de vantagem sobre Giulio Ciccone. Ele agora pode jogar “na marcação” quando restam ainda o máximo de 215 pontos em disputa (130 na última etapa).

    O ciclista colombiano cruzou a linha de chegada todo ralado pela queda

    Também da fuga saiu o vencedor da etapa: Santiago Buitrago. É o 19o ciclista colombiano que vence no Giro. Sua vitória traz junto a lembrança do choro de domingo, quando foi superado por Giulio Ciccone, e também o tombo que ele sofreu na descida do Giovo, primeira subida categorizada do dia. Buitrago conseguiu reconectar e teve o aval da equipe para buscar a vitória quando se deram conta que o pelotão não alcançaria mais a fuga. Foi a primeira vitória da equipe Bahrain neste Giro.

    O português foi um dos principais derrotados do dia

    E por falar em pelotão, os fogos de artifício ficaram todos para a duríssima subida final, o Monte Rovere. Diferente do que poderia se supor, a Bora não teve chances com o trem da INEOS. Richie Porte dinamitou o pelotão. Ao terminar o trabalho do australiano, restaram apenas quatro nomes: seu líder Carapaz, Hindley, Landa e Wout Poels. O gregário da Bahrain voltou a mostrar sua importância na 3a semana de uma grande volta. E o maior mérito de Poels (e também de Porte) foi descolar João Almeida. O português da UAE desta vez perdeu mais tempo (1min10s) e consolidou-se na quarta colocação. Para Verona, a maglia bianca parece muito próxima e o pódio mais distante.

    Landa viu a maglia rosa ficar mais distante

    Entre os três líderes, Landa tentou inúmeras vezes atacar. Hindley e Carapaz também se esforçaram. Mas, ironicamente, apenas no sprint final formou-se um gap e Landa perdeu 6s. O espanhol terminou a etapa mais próximo do pódio e mais distante da maglia rosa. São apenas 3s que separam Carapaz e Hindley. Um equilíbrio inquietante e surpreendente. Impossível prever o que vai acontecer nos próximos dias nessa disputa.

    O maglia rosa Richard Carapaz e Jay Hindley seguem muito próximos na CG

    Certo mesmo é Arnaud Demare. Sua vitória na ciclamino é realmente uma questão de tempo (no caso, tempo limite das etapas de montanha). Nesta quinta-feira, o francês terá uma última chance para demonstrar que é realmente o melhor velocista desta edição. Mark Cavendish (Quick Step) e, principalmente, Fernando Gaviria (UAE) são seus principais rivais para a etapa. Além, claro, de alguma possível fuga. A etapa 18 será de apenas 156 km, com duas subidas de categoria 4 e um circuito de duas voltas na bela Treviso, terra da fabricante de bicicletas Pinarello e, por muitos anos, residência de Luciano Pagliarini e Murilo Fischer. PS: amanhã é dia de postar foto com o Nani.

    ETAPA 18

    Compartilhe este post

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.