• Início
  • Journal
  • A Tríplice Coroa do Ciclismo
  • A Tríplice Coroa do Ciclismo

    A Tríplice Coroa do Ciclismo

    Muitos acreditam que o maior feito da história do ciclismo seria ganhar as Tres Grande Voltas numa mesma temporada. Outro defendem que seria injusto com os especialistas em provas de um dia, vencedores de Monumentos. Além disso existe um título máximo no ciclismo que não se enquadra em nenhuma das duas classes de conquistas, o Campeonato Mundial.

    Mas existe uma antiga convenção no ciclismo a respeito da Triplice Coroa, que seriam duas grande voltas e o campeonato mundial. Justo ou não, e sendo ainda mais específico, a maior conquista de um ciclista numa mesma temporada passa por endossar a Maglia Rosa do Giro d'Italia, a Maillot Jaune do Tour a a Rainbow Jersey do Campeonato Mundial. Que me perdoem os espanhóis...

    Na história do nosso apaixonante esporte, apenas dois grandes ciclistas atingiram esse feito:

    King Eddy Merckx, na temporada de 1974

    Stephen Roche, na temporada de 1987

    Eddy nos espanta com tantos recordes e marcas impressionantes que poderíamos criar inúmeras estatísticas sobre seus feitos. Stephen é um Irlandês que corria pela equipe Carrera e teve seu sucesso na mesma época de outro grande ciclista Irlandês, Sean Kelly. Roche é pai de Nicolas Roche e tio de Dan Martin, bons ex-ciclistas do Protour que se aposentaram recentemente.

    Esse ano de 2024 estamos vivendo um momento raro e extraordinário de ver mais um atleta com potencial para alcançar esse feito tão exclusivo. O esloveno Tadej Pogacar tem dominado de forma muito contundente o Giro d'Italia desse ano (escrevo esse texto no dia da 18 etapa) e tem uma vantagem enorme difícil, talvez impossível, de ser tirada.

    Tadej já estabeleceu que seus objetivos esse ano são exatamente a Triplice Coroa e suas credenciais são as melhores para atingir esse feito tão incrível. Estamos vivendo um momento raro da história?

    A estrada nos dirá...

    Compartilhe este post

    Deixe um comentário