• Início
  • Journal
  • Hugo Prado Neto é Campeão Mundial
  • Hugo Prado Neto é Campeão Mundial

    Hugo Prado Neto é Campeão Mundial

    Hugo Prado Neto, 44 anos, disputou o Campeonato Mundial de Maratona Master na Austrália e trouxe a tão sonhada Rainbow Jersey para o Brasil.

    O percurso de 99 kms e aproximadamente 3 mil metros de subida passou por alguns bike parks e teve muitas trilhas com grip escorregadio e pontos que teriam ultrapassagem dificultada. As subidas, mais concentradas no início da prova também foram um fator que Hugo usou para traçar a sua estratégia de vencer Karl Platt, um dos melhores atletas do mundo na disciplina Maratona.

    Pra quem não sabe, o alemão Karl Platt era o favorito para vencer pois acumula um currículo de cinco vitórias no Cape Epic, sete Transalps, três vezes Campeão Alemão, Campeão Europeu de Maratona e também já tinha vencido a corrida em questão – o Campeonato Mundial de Maratona Master.

    “Eu tomei controle da corrida. Eu estava com um espanhol da categoria mais nova que a nossa, junto ao Karl Platt. Eu já sabia que a subida mais dura estava chegando e entrei nela fazendo 400 a 500 watts. Logo eu escutei o espanhol falar que o Platt tinha sobrado. Aí eu pensei, se ele já ficou aqui, então eu tenho que apertar mais ainda o ritmo.” – disse Hugo sobre os primeiros 35 quilômetros da prova.

    “A minha estratégia era ser agressivo. Eu tinha feito todos os treinos certos e me sentia bem.”

    “Eu queria fazer a minha prova, dar a minha cartada. Pra mim, a derrota seria ter medo de ser agressivo e não usar a minha intensidade alta desde o começo.”

     

    Hugo analisou os seus números gerados na prova como uma de suas melhores performances da sua vida, mesmo faltando poucos meses para completar 45 anos. A prova durou 4:25 horas e ele conseguiu alcançar uma Normalized Power de 294 watts. O brasileiro classificou esta performance como muito próxima de outro grande resultado importante que ele teve na etapa longa da Brasil Ride em 2015, quando ele pegou pódio na elite, à 1 minuto de Henrique Avancini e Manuel Fumic.

    A comparação é válida para mostrar que com quase 45 anos, Hugo Prado replicou uma performance memorável de sete anos atrás, o que comprova a sua forma física nesse Campeonato Mundial e principalmente, uma gigantesca consistência de performance ao longo de tantos anos. Essa sim, muito difícil observar mesmo nos melhores atletas do mundo.

    Hugo já competiu outros campeonatos mundiais na América do Norte, Europa, Oceania e alguns Campeonatos Panamericanos. Ele fala ainda sobre os futuros projetos de vencer o Cape Epic e Campeonato Mundial de XCO, que ele também já competiu algumas vezes.

    Ainda sem muito detalhes, o atleta menciona o projeto de um livro.

    Hugo Prado é atleta Specialized, iQuê, Alquimia, Look, Scicon e Turano Construtora.

    Os áudios que o Hugo nos enviou para a montagem dessa reportagem ficaram muito concisos e detalhados. Todos os apaixonados por bike devem escutar essa aula de MTB. Aproveitem:

     


    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.