• Início
  • Journal
  • UCI anuncia planos para proibir manetes de freio em posição inclinada
  • UCI anuncia planos para proibir manetes de freio em posição inclinada

    UCI anuncia planos para proibir manetes de freio em posição inclinada

    A alegação é de que a frenagem pode ser comprometida

    No início do ano, entrou em moda no pelotão inclinar de maneira extrema as manetes de freio para dentro do guidão. Assim, alcançando uma posição mais aerodinâmica que cumpriu a nova normativa UCI aprovada neste mesmo ano. A partir de 2024 esta posição também será ilegal.

    Em janeiro de 2023 entrou em vigor uma nova normativa UCI sobre a largura mínima dos guidões e a posição dos ciclistas sobre a bicicleta.

    Esta mudança pretende garantir sua segurança em posturas aerodinâmicas extremas, e entre outras alegações, os ciclistas agora devem ter suas mãos sempre em contato com o guidão ou as manetes de freio.

    Então logo o pelotão se o articulou para desenvolver uma posição mais aero, sem burlar as novas regras que a UCI havia criado. A solução foram as manetes retorcidas para dentro.

    A UCI tomou nota desta nova tendência e agora adianta que para 2024 será ilegal esta configuração. Ela alegou que a inclinação extrema pode limitar a velocidade de reação e a capacidade de frenagem dos ciclistas, o que supõe um risco na prova.

    O piloto da UAE Team Emirates, George Bennett, disse que as manetes viradas já causaram incidentes nas corridas.

    “O que me surpreende é que quando todo mundo freia com força, eles não conseguem usar os freios”, disse Bennett. “Eu acredito [no argumento aerodinâmico], funciona, economiza watts, mas economizar watts é apenas uma coisa. Gosto de usar meus freios.”


    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.