• Início
  • Journal
  • Fox registra patente de nova suspensão com maior volume de ar no crown
  • Fox registra patente de nova suspensão com maior volume de ar no crown

    Fox registra patente de nova suspensão com maior volume de ar no crown

    Uma patente recente da Fox procura resolver as restrições de tamanho da câmara de ar que normalmente estão presentes em um único lado do garfo. A solução? Crie câmaras de ar dentro da coroa (o crown) do garfo. A patente detalha várias maneiras possíveis de conseguir isso, incluindo um cenário em que o ar pode passar de uma haste para a outra.

    Sempre que um novo garfo de mountain bike com suspensão a ar é lançado, é inevitável mencionar uma mudança no volume de ar, seja um aumento do volume negativo da mola, uma configuração positiva diferente da mola, válvulas para liberar o ar que fica preso nas partes inferiores, ou algum outro avanço relacionado ao ar. O objetivo final é inevitavelmente alcançar o equilíbrio ideal entre ter um curso inicial sensível e um curso intermediário de suporte, todos com progressividade de curso final suficiente para evitar pancadas de fundo duras. No papel, não parece tão complicado, mas, dado o ciclo aparentemente interminável de revisões no mundo dos garfos de suspensão, é mais difícil do que parece.

    A patente de Fox aborda as limitações de volume de ar e diz: “Em garfos de mola pneumática, por exemplo, a necessidade de volume de fluido geralmente é limitada ao espaço disponível. Assim, há um compromisso constante entre o volume de fluido de melhor desempenho e o volume de fluido disponível. A discussão a seguir utiliza uma porção da coroa para obter câmaras de fluido anteriormente inexistentes (por exemplo, uma ou ambas as câmaras de fluido da coroa para fornecer volume de fluido adicional ao(s) tubo(s) da forquilha superior.

    A patente também descreve a possibilidade de um espaçador de volume ou uma bexiga na câmara de fluido da coroa, algo que adicionaria outro nível de ajuste. Também há menção ao fato de que o conceito também poderia funcionar para um garfo de perna única (aualmente dominado pelas Lefty), deixando a porta aberta para a Fox se aventurar nesse reino pouco povoado. Lembre-se de que as patentes geralmente são escritas de forma a abranger o maior número possível de opções – só porque algo é mencionado não significa que chegará automaticamente ao mercado. Ainda gostamos da ideia da Fox lançar um Righty, no entanto.

    Vale mencionar que uma empresa italiana chamada Ever Flow lançou recentemente um produto chamado AirLink que é essencialmente uma versão externa do que propõe partes da patente da Fox – um tubo conecta as duas válvulas de ar para reduzir a pressão acumulada.

    Compartilhe este post

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.