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    Strava apresenta relatório de marcas de bikes mais usadas e tendências do esporte em 2024

     O STRAVA acaba de lançar o Year in Sport, um dos principais relatórios de tendências do mercado esportivo, baseado nos bilhões de dados que mais de 135 milhões de atletas carregam diariamente na plataforma. E o Brasil tem um papel fundamental nessa coleta de dados, já que somos o 2º maior público da plataforma - com mais de 19 milhões de usuários. No final do documento, temos as marcas mais usadas pelos nossos atletas, segundo a pesquisa

    Neste ano, as 4 principais tendências apontadas pelo relatório são:


    - Socializar enquanto transpiramos (os clubes de corrida cresceram no Brasil)
    - Burnout is Out - Equilíbrio como tendência (a exaustão está fora de moda! o descanso entre as atividades é essencial)
    - Barriers are for Breaking Down - Superando Barreiras (flexibilidade na agenda para se manter ativo!)
    - The Year in Gear - Equipamentos do Ano (quais as marcas mais usadas pelos atletas)

    O Strava analisou bilhões de dados registrados por sua comunidade global formada por mais de 135 milhões de pessoas em mais de 190 países, além de insights obtidos em uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas ativas, assinantes ou não da plataforma.

    Os resultados mostram como as pessoas em todo o mundo estão priorizando o equilíbrio – ao invés do esgotamento – em suas rotinas de exercícios, buscando também conexões sociais através das atividades físicas. 

    Run club is the new nightclub - Socializar enquanto transpiramos


    Os dados mostram um grande crescimento em clubes de corrida e atividades em grupo. Fazer conexões sociais é o principal motivo para as pessoas se exercitarem.

    Corrida é o esporte vencedor

    Mundialmente e também no Brasil, a corrida foi o esporte mais praticado no Strava e é o esporte social que mais cresce.

    • Explosão nas atividades em grupo:
      • Global: participação em clubes de corrida cresceu 59%.
      • Brasil: crescimento de 109% (quase o dobro).
         
    • Aumento de corridas em grupo:
      • Global: 18% mais corridas realizadas em grupos com mais de 10 pessoas.
      • Brasil: crescimento de 30%.
         
    • Amizades através do fitness:58% dos entrevistados afirmaram ter feito novos amigos por meio de grupos de atividades físicas, enquanto quase um em cada cinco Geração Z saiu em um encontro com alguém que conheceu através do exercício – e essa geração foi quatro vezes mais propensa a preferir conhecer pessoas em treinos do que em bares.

       
    • Conexões mais fortes, mais quilômetros:a média de duração de atividades (corridas, pedaladas, trilhas) com mais de 10 pessoas foi 40% maior do que atividades realizadas sozinhas.
       

    Por que ingressar em grupos de corrida?

    • Razão principal:
      • Global: 48% citam conexões sociais como o principal motivo (55% entre a Geração Z).
      • Brasil: 56% mencionam conexões sociais como razão principal (mesmo índice para a Geração Z).

    Proporção de pessoas que dizem ter feito novos amigos por meio de um grupo de atividades físicas em 2024, globalmente e no Brasil:

    Globalmente

    • 58% no total
    • 66% da Geração Z

    Brasil

    • 76% no total
    • 77% da Geração Z
       
    • Interesse em treinar com amigos em 2025:
      • Global: 40% da Geração Z deseja aumentar os treinos com amigos.
      • Brasil: 36% da Geração Z têm esse interesse.
         
    • Horários mais populares para corridas em grupo durante a semana:
      • Global: 18h/19h.
      • Brasil: 19h/20h.
         
    • Cidades mais sociais em 2024 (maior concentração de pessoas correndo simultaneamente):
      • Brasil: Fortaleza (57%).
      • Espanha: Valência (48%).
      • França: Lyon (52%).
      • Indonésia: Jacarta do Sul (78%).
      • Reino Unido: Leeds (54%).
      • EUA: Nova York (48%).

    Quando o corte é feito para a seleção em gênero, há uma diferença relevante:

    • Atividades matinais em grupo aos finais de semana:
      • Global: 35% das atividades femininas são em grupo, 20% a mais que as dos homens.
      • Brasil: 41% das atividades femininas são em grupo, 31% a mais que as dos homens.

    Strava é o novo app de relacionamentos?

    Globalmente, o número de pessoas que preferem conhecer novas pessoas em um grupo de fitness (59%) é quatro vezes maior do que aquelas que optam por um bar (14%). No Brasil, essa preferência se mantém, com 66% favorecendo grupos fitness e apenas 18% escolhendo bares.

    As gerações estão se preocupando mais com o consumo de álcool para não atrapalhar suas atividades e desempenho:

    • Redução de álcool para atingir metas fitness:
      • Global:
        • 92% no total.
        • 96% entre a Geração Z.
      • Brasil:
        • 93% no total.
        • 95% entre a Geração Z.


    Burnout is out. Balance is in - Equilíbrio é a nova tendência

    Em 2024, as percepções sobre o que significa ter um estilo de vida ativo mudaram: as pessoas deram preferência ao equilíbrio em vez da exaustão, priorizando treinos mais curtos e dias de descanso no treinamento para maratonas.

    Os tempos de levar o corpo ao limite a qualquer custo deram lugar a uma visão mais sustentável do exercício, ajudando as pessoas a se manterem ativas por mais tempo, com mais foco na saúde mental e na recuperação.

    Globalmente, a duração ideal de cada treino, segundo 57% das pessoas entrevistadas, é de 45 a 60 minutos. No Brasil, esse percentual é de 67%.

    • Aumento de treinos curtos:mais de 20% de todos os treinos foram “micro-movimentos” (menos de 20 minutos), ajudando a manter uma rotina saudável.
    • Recuperação como prioridade: corredores que treinavam para maratonas adicionaram mais dias de descanso e recuperação ativa, com 51% dos dias nas 16 semanas antes da corrida sendo de descanso.
    • Benefício das pausas:atividades em grupo cresceram 13% e tiveram três vezes  mais pausas do que atividades solo, refletindo o tempo dedicado a cafézinho ou conversa no meio do treino.

    Mesmo com o foco no equilíbrio, o progresso não foi comprometido: 72% das metas de corrida e 77% das metas de pedal de 2024 foram atingidas. O Strava também registrou um aumento de 9% no número de maratonas, ultramaratonas e percursos de longa distância neste ano.

    • Duração mediana de atividades no Strava em 2024:
      • globalmente: 53 minutos.
      • Brasil: 56 minutos.
         
    • Percentual de pessoas que desejam treinar mais de 60 minutos por dia:
      • globalmente: 16%.
      • Brasil: 17%.
         
    • Ritmo/velocidade média por tipo de atividade:
      • Global:
        • Corrida: 6:22 min/km.
        • Ciclismo: 19,6 km/h.
        • Caminhada: 12:13 min/km.
        • Trilhas: 13:44 min/km.
      • Brasil:
        • Corrida: 6:48 min/km.
        • Ciclismo: 19,1 km/h.
        • Caminhada: 10:44 min/km.
        • Trilhas: 12:10 min/km.
           
      • Porcentagem de atividades com menos de 20 minutos no Strava Brasil:
      • Escadas: 41%.
      • Elíptico: 36%.
      • Yoga: 19%.
      • Caminhada: 12%.
      • Treino com pesos: 12%.

    Descansar é importante!

    • Globalmente, houve 62 dias de descanso em um ciclo médio de treinamento para meia-maratona no Strava. No Brasil, foram 69 dias.
    • Globalmente, entre os treinos para uma maratona, 51% dos dias nas 16 semanas antes da corrida foram dias de descanso – 54 dias sem nenhuma atividade. No Brasil, 43% dos dias nas 16 semanas antes da corrida foram dias de descanso – 60 dias sem nenhuma atividade.

    Metas atingidas

    • Percentual de metas semanais do Strava alcançadas em 2024
    • Global:
      • Todos os esportes: 79%
      • Ciclismo: 77%
      • Corrida: 72%
         
    • Brasil:
      • Todos os esportes: 70%
      • Ciclismo: 72%
      • Corrida: 70%

    Globalmente, 43% dos usuários do Strava dizem que querem conquistar uma grande corrida ou evento esportivo em 2025. No Brasil, esse percentual é de 51%.

    • Principais metas de saúde efitness para 2025:
      • Global:
        • Alongamento e mobilidade: 19%
        • Dieta melhorada: 14%
        • Mais / melhor sono: 14%
      • Brasil:
        • Alongamento e mobilidade: 11%
        • Dieta melhorada: 15%
        • Mais / melhor sono: 12%
           
    Barriers Are for Breaking Down - Superando Barreiras

    Embora o equilíbrio e as conexões sociais tenham sido priorizados, isso não impediu que as pessoas alcançassem seus objetivos. Em 2024, a comunidade global ativa do Strava desafiou normas sociais e estereótipos geracionais para atingir suas metas.

    • Boomers ditaram o ritmo:as gerações Boomers e Gen X superaram Millennials e Gen Z tanto em quilometragem quanto na conquista de títulos de King/Queen of the Mountain (KOM/QOM).
    • Mulheres lideraram:mulheres tiveram 20% mais chances do que homens de conquistar um título na Strava em 2024.
    • Adoção de novos esportes:globalmente, treino com pesos foi o esporte que mais cresceu entre mulheres em 2024, com um aumento de 25% nas atividades registradas. Também houve avanço de 11% na participação feminina no ciclismo. Entre os homens, a prática de ioga ou pilates cresceu 15%.

    Globalmente, 61% das pessoas entrevistadas estão otimistas em relação à igualdade de gênero nos esportes.

    • No Brasil, esse percentual é de 78%.

    Apesar dessa paridade nos níveis mais altos, uma em cada quatro mulheres globalmente afirmam que a falta de flexibilidade na agenda é uma barreira para se manterem ativas.

    • No Brasil, esse percentual é de 29% (mais de uma em cada quatro).

    Globalmente, a participação feminina no ciclismo no Strava cresceu 11% em 2024.

    • No Brasil, o crescimento foi de 12%.

    Globalmente, as corridas e pedaladas femininas têm 40% mais chances de ocorrerem em ambientes fechados do que as masculinas.

    • No Brasil, esse percentual é de 69%.

    Percentual de corredores que carregaram uma maratona no Strava:

    • Global:
      • mulheres: 5%
      • homens: 8%
    • Brasil:
      • mulheres: 2%
      • homens: 3%

    Percentual de corredores que carregaram uma meia maratona no Strava:

    • Global:
      • mulheres: 16%
      • homens: 17%
    • Brasil:
      • mulheres: 10%
      • homens: 11%

    Distância média semanal em 2024 (km):

    • Global:
      • corredores Boomers: 14 km
      • corredores Gen Z: 9 km
      • ciclistas Boomers: 62 km
      • ciclistas Gen Z: 35 km
    • Brasil:
      • corredores Boomers: 13 km
      • corredores Gen Z: 6 km
      • ciclistas Boomers: 52 km
      • ciclistas Gen Z: 25 km

     

    The Year in Gear - Equipamentos do Ano

    Os principais equipamentos esportivos do ano foram revelados - assim como as previsões de tendências de estilos para 2025:

    • Escolha do corredor:O melhor tênis de corrida globalmente foi o Nike Pegasus. Enquanto no Brasil foi o modelo Olympikus Corre.
    • Democratização dos supertênis:Este ano houve um aumento de 14% em relação ao ano anterior nas corridas concluídas com calçados de placa de carbono em todas as distâncias, sinalizando um aumento no consumo do calçado de alto desempenho.
    • Divisões de estilo geracional: Todas as idades concordaram que roupas coordenadas são o estilo de lookde treino preferido - com a cor azul prevista para ser o novo preto em 2025. No entanto, as divisões geracionais dividem opiniões sobre o comprimento das meias, com a Geração Z favorecendo as meias compridas e a Geração X votando nas meias curtas.

    Principais marcas de tênis de corrida:

    Global:

    1. Nike Pegasus
    2. HOKA Clifton
    3. Asics Gel Nimbus

    Brasil:

    1. Olympikus Corre
    2. Nike Pegasus
    3. Asics Nova Blast

    Globalmente, 44% das maratonas em 2024 foram carregadas com um tênis de placa de carbono.

    • No Brasil, esse percentual foi de 31%.

    Globalmente, a participação de corridas carregadas no Strava com um tênis de placa de carbono listado como um tipo de equipamento aumentou 14% este ano.

    • No Brasil, esse percentual foi de 33%.

    Principais tênis de corrida – Corridas:

    Global:

    • 5k: Nike Vaporfly Next%
    • 10k: Nike Vaporfly Next%
    • Meia maratona: Nike Vaporfly Next%
    • Maratona: Nike Alphafly

    Brasil:

    • 5k: Olympikus Corre
    • 10k: Olympikus Corre
    • Meia maratona: Olympikus Corre
    • Maratona: Olympikus Corre

    Principais marcas de bicicletas de estrada:

    Global:

    1. Trek
    2. Specialized
    3. Giant

    Brasil:

    1. Oggi
    2. Caloi
    3. Specialized
       

    Principais marcas de MTB (Mountain Bike):

    Global:

    1. Specialized
    2. Trek
    3. Scott

    Brasil:

    1. Specialized
    2. Oggi
    3. Caloi

    Principais dispositivos de rastreamento – Corrida:

    Global:

    1. Apple Watch Series
    2. Apple Watch SE
    3. Garmin Forerunner 245

    Brasil:

    1. Apple Watch Series
    2. Garmin Forerunner 245
    3. Garmin Forerunner 55

    Principais dispositivos de rastreamento – Ciclismo:

    Global:

    1. Garmin Edge 530
    2. Garmin Edge 830
    3. Wahoo ELEMNT BOLT V1

    Brasil:

    1. XOSS SPRINT
    2. iGPSPORT BSC100S
    3. Garmin Edge 530
       

    Uso do app Strava para upload de dados:

    • Globalmente: 72% dos usuários fazem upload diretamente pelo aplicativo móvel, alguns combinando com outro dispositivo.
    • Brasil: 89% dos usuários fazem uploaddiretamente pelo aplicativo móvel.

    Curiosamente, apenas 47% dos usuários globalmente utilizam um dispositivo separado para fazer o upload de dados. Brasil: 23% dos usuários utilizam um dispositivo separado.

    Correr com estilo: O preto continua sendo a cor mais popular para roupas de treino globalmente e no Brasil.

    • Globalmente, 60% apoiam a coordenação de cores nos trajes de treino.
    • Brasil: 66%.
    • Globalmente, 71% das pessoas da Geração Z apoiaram a coordenação de cores nos trajes de treino.
    • Brasil: 69%.
    • Divisões geracionais no estilo:todas as idades concordaram que roupas que combinam são a principal escolha para o guarda-roupa fitness, com a cor azul sendo apontada como a nova tendência para 2025. No entanto, as opiniões divergem no comprimento das meias: a Gen Z prefere meias de cano médio, enquanto a Gen X opta por modelos invisíveis.

    Insights

    “Este ano mostrou que as pessoas estão assumindo o controle de suas vidas ativas e se movendo de uma forma que funciona para elas. O crescimento de uma rotina de exercícios mais relaxada, fundamentada em conexões sociais, prova que malhar não é mais sinônimo de esgotamento”, disse Zipporah Allen, Chief Business Officer do Strava.

    “Adoramos ver os dados que indicam  como as mulheres estão prosperando, as gerações mais jovens estão buscando conexões e as mais velhas ainda estão quebrando recordes. Na Strava, cada esforço conta, e o relatório deste ano destaca a incrível diversidade e profundidade das conquistas da nossa comunidade global”, complementa.

    Para acessar o relatório completo e explorar as tendências, equipamentos e insights que moldaram a forma como as pessoas se movimentaram em 2024, acesse o relatório completo Year In Sport: The Trend Report neste link.
     

    Sobre o Strava

    Strava é a principal comunidade digital para pessoas ativas, composta por mais de 135 milhões de atletas em 190 países. A plataforma oferece uma visão global do seu estilo de vida ativo, independentemente de onde você mora, qual esporte pratica ou qual dispositivo utiliza. Se você se esforça, já faz parte da comunidade Strava. Junte-se à comunidade, encontre motivação e viva novas experiências com uma assinatura Strava.

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