• Início
  • Journal
  • Strade Bianchi 2025
  • Strade Bianchi 2025

    Strade Bianchi  2025

    Siena é uma importante cidade medieval da Itália. Ao centro sul da região da Toscana, a grande cidade murada está rodeada por inúmeras colinas com pequenos castelos e cidades muradas por toda parte. Esses lugarejos são ligados entre si por pequenas estradas de asfalto com longas fileiras de cipreste e por muitos trechos de terra branca. Esse típico terreno da o nome à primeira corrida de grande importância no calendário anual do ciclismo profissional: “ Strade Bianche” ou Estradas Brancas.

    Nesse sábado vamos acompanhar a corrida que promete ser mais um show do sobrenatural Tadej Pogacar, que tentará o tricampeonato da prova  (22 e 24), feito conquistado apenas pelo suíço Fabian Cancellara (08, 12 e 16).

    Pogagar em 2024, quando atacou a 81 kms do final e venceu a prova com quase 3 minutos de vantagem

    Como principais oponentes “Pogi” enfrentará Marc Hirschi (Suíço da equipe Tudor) e Tom Pidcock, (Ingles da equipe Q36.5) vencedor da prova em 2023. No mesmo dia acontece também a prova feminina que conta com grandes atletas com Demi Vollering, Elisa Longo Borghini e da nossa brasileira Tota Magalhães, que corre pela Movistar.

    A prova é recente no calendário e teve sua primeira edição em 2007. Apesar de muitos afirmarem que a prova merece um status de monumento, a pouca idade e tradição pode ser um fator que ainda seja mantida como Clássica apenas.

    Daniel Bahia, autor dessa coluna, quando competiu a prova

    Sábado promete ser um dia frio de final de inverno por lá mas que certamente será uma corrida intensa e quente, nos 213km de trechos de asfalto e terra, culminando numa vitória sempre emblemática nas ruas e vielas de Siena.

    Compartilhe este post

    1 comentário

    Excelente!
    Daniel nos enriquece com seus conhecimentos e vivência. Parabéns e muito obrigada!!
    Amei a reportagem!!

    Regina

    Deixe um comentário