• Início
  • Journal
  • O primeiro 34 da história.
  • O primeiro 34 da história.

    O primeiro 34 da história.

    Édouard Louis Joseph Mercky, conhecido por muitos como o melhor ciclista de todos os tempos. Esse cara é  Eddy Merckx, o primeiro cara da história a vencer 34 etapas do Tour de France. Correu também 96 dias com a camisa amarela e obteve no total, 525 vitórias ao longo de sua carreira como ciclista, com um apetite voraz que o deixou conhecido como Canibal.

    A carreira de Eddy Mercky, começou em 1961, ganhando seu primeiro título mundial em 1965, demais né? Considerado o maior atleta belga de todos os tempos. Ele é o único atleta belga que foi  nomeado como  atleta mundial do ano, e isso três vezes: em 1969, 1971 e 1994. Para a Federação belga de Ciclismo, ele é o ciclista belga do século. Devido ao seu domínio no esporte, alguns historiadores do ciclismo referem-se ao período em que ele correu como a “Era Merckx”.

    A Merckx foi considerada por muitos como o maior e mais bem-sucedido ciclista de todos os tempos. Ele era um cronometrista e ótimo escalador. Além disso, a Merckx mostrou grande habilidade para correr na pista. Ele era conhecido pelo estilo de corrida que consistia em atacar constantemente, que veio a ser conhecido como la course en tête (“a corrida na liderança”) para o qual o documentário da Merckx, “La Course en Tête” (disponível no YouTube pra quem quiser conferir) foi nomeado.

    Durante sua carreira profissional, ele ganhou 445 das 1585 corridas em que participou. Entre os anos de 1967 e 1977, a Merckx correu entre 111 e 151 corridas a cada temporada. Em 1971, ele correu 120 vezes e venceu 54 eventos, o maior número de corridas que um ciclista já ganhou em uma temporada. Merckx admite que foi o melhor de sua geração, mas insiste que não é prático se comparar entre as gerações.

    Eddy Merckx retirou-se das competições em maio de 1978. Seu filho Axel escolheu a mesma profissão do pai. Atualmente o lendário ciclista é empresário de grande sucesso, como fabricante de bicicletas e comentarista esportivo de ciclismo.

    Recentemente Eddy Merckx teve seu recorde de 34 etapas vencidas do Tour de France por  Mark Cavendish, e comentou: “Esse recorde de etapas não é nada que me tire o sono, os recordes existem para serem batidos. Imaginamo que acontece: ainda ficarei com alguns recordes. Mark Cavendish nunca ganhará cinco Voltas a França e também nunca passará 96 dias de amarelo”.

    Surreal tudo que já rolou no mundo do ciclismo, eu não sei vocês, mas tudo isso já me deixa ansioso para acompanhar o Tour de France de 2022 e ver o final dessa série.

    Compartilhe este post

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.