• Início
  • Journal
  • Wout van Aert foi o primeiro a utilizar duas rodas fechadas no TT Olím
  • Wout van Aert foi o primeiro a utilizar duas rodas fechadas no TT Olímpico e diz ter ganhado 17 watts

    Wout van Aert foi o primeiro a utilizar duas rodas fechadas no TT Olímpico e diz ter ganhado 17 watts

    Segundo o Belga, o pódio nas Olimpíadas se devem a roda dianteira fechada, que ninguem nunca quis arriscar a usar.

    Os dois segundos que garantiram o lugar de Wout van Aert no pódio no contra-relógio das Olimpíadas de Paris podem ter sido devido ao uso de uma roda dianteira fechada

    O belga decidiu usar a configuração pouco ortodoxa, raramente vista na estrada devido às dificuldades de condução em ventos laterais, depois de ter sido visto a testá-la no reconhecimento do percurso. Ele conquistou a medalha de bronze na prova, depois explicando os ganhos que acredita ter obtido.

    “Acho que minha configuração foi super rápida”, disse Van Aert em sua coletiva de imprensa pós-corrida, para surpresa do vencedor da corrida, Remco Evenepoel. "Quando testamos no túnel de vento, havia diferentes ângulos e velocidades de vento, mas os discos duplos eram 17 watts mais rápidos do que uma roda de contra-relógio normal. Isso é bastante."

    Na verdade, de acordo com um tópico no X do especialista aeronáutico Xavier Disley publicado antes da corrida, um watt foi estimado como equivalente a uma economia de cerca de dois segundos no contra-relógio. Por esta matemática, a configuração do disco duplo de Van Aert pode ter economizado até 34 segundos no percurso de 32,4 km. Josh Tarling, da Grã-Bretanha, terminou em quarto lugar a apenas dois segundos dele.
    Em comentários antes da corrida, Van Aert disse que o uso do disco dianteiro dependia de haver “condições certas” no dia da corrida. A chuva caiu durante toda a tarde em Paris, deixando o percurso molhado e escorregadio, e fazendo várias vítimas, com pilotos caindo nas provas masculinas e femininas.

    Mesmo assim, o belga deixou claro que era com o vento que o preocupava. "Você tem que ser capaz de manter sua bicicleta sob controle", disse ele. “Fiquei feliz quando vi o percurso, porque tem muito abrigo, então [o disco frontal] pode ser uma opção, mesmo que pareça incomum”.

    A medalha de bronze de Van Aert veio apenas quatro meses depois que ele caiu em alta velocidade e fraturou a clavícula, sete costelas e esterno em Dwars Door Vlaanderen. Na recuperação, ficou dois meses sem correr, o que o deixou com uma preparação ideal para os Jogos.
    Compartilhe este post

    Deixe um comentário